CURSO DE EXCEL COMPLETO

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Artigos

Protegendo a planilha com senha


Em muitas ocasiões nos deparamos com a necessidade de termos um mínimo de proteção para os dados, mas principalmente fórmulas e macros, de nossas mais importantes planilhas. Felizmente o Excel nos coloca à disposição diversos métodos e níveis de proteção - use aquele que for mais conveniente para você - e seus usuários.


Tipos de senhas


Senha de Proteção


Garante que ninguém possa abrir o arquivo, se não tiver a senha correta em mãos. Para usar a denominada senha de proteção deve-se iniciar o processo de Salvar Como no arquivo desejado:


  1. 1)Selecione o menu Arquivo * Salvar Como;
  2. 2)Digite o nome do arquivo, e selecione a pasta de armazenamento;
  3. 3)Clique no botão [OPÇÕES];
  4. 4)Na caixa de diálogo "Opções para Salvar" vá até a seção intitulada "Compartilhamento do Arquivo";
  5. 5)Digite a senha desejada no campo "Senha de Proteção";
  6. 6)Cique no botão [OK] e ao ser solicitado redigite a senha - para garantir que você digitou a senha correta, na primeira vez;
  7. 7)Ao final clique no botão [SALVAR];

Observação: não escolha uma senha fácil ou óbvia demais, nem divulgue para as pessoas erradas. E principalmente, jamais esqueça a senha, pois sem ela não será possível utilizar sua planilha.


Senha de Gravação


Garante que ninguém possa alterar seus dados, e regravar o arquivo, se não tiver a senha. Para usar a denominada senha de gravação deve-se iniciar o processo de Salvar Como no arquivo desejado:


  1. 1)Selecione o menu Arquivo * Salvar Como;
  2. 2)Digite o nome do arquivo, e selecione a pasta de armazenamento;
  3. 3)Clique no botão [OPÇÕES];
  4. 4)Na caixa de diálogo "Opções para Salvar" vá até a seção intitulada "Compartilhamento do Arquivo";
  5. 5)Digite a senha desejada no campo "Senha de Gravação";
  6. 6)Clique no botão [OK] e ao ser solicitado redigite a senha - para garantir que você digitou a senha correta, na primeira vez;
  7. 7)Ao final clique no botão [SALVAR];

Somente Leitura


Permite que o usuário seja avisado para trabalhar com uma cópia, deixando o original intocado. Para usar o esquema de proteção por recomendação de somente leitura deve-se iniciar o processo de Salvar Como no arquivo desejado:


  1. 1)Selecione o menu Arquivo * Salvar Como;
  2. 2)Digite o nome do arquivo, e selecione a pasta de armazenamento;
  3. 3)Clique no botão [OPÇÕES];
  4. 4)Na caixa de diálogo "Opções para Salvar" vá até a caixa de verificação intitulada "Recomendar a Abertura da Planilha como Somente Leitura";
  5. 5)Dê um clique na caixinha de verificação para marcar a opção desejada;
  6. 6)Clique no botão [OK];
  7. 7)Ao final clique no botão [SALVAR];

Comentário Final: não esqueça que o Excel trata a senha como uma string, você pode usar letras e números, em qualquer combinação. Mas cuidado que as letras maiúsculas e as minúsculas são consideradas diferentes; assim sendo se digitar "SECRETA" na hora de criar o arquivo, mas ao tentar entrar na planilha digitar "Secreta", o Excel vai informar que a senha não confere.