CURSO DE EXCEL COMPLETO

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Artigos

Utilizando cálculos básicos no Excel


AutoSoma

Apesar do Excel também ser muito utilizado para construção de tabelas, a sua principal funcionalidade é ser um software para elaboração de planilhas. Sendo isso, calcular fórmulas é item fundamental. Veja a utilidade das opções de fórmulas do espaço AutoSoma!

=SOMA(num1;[num2];...) - Soma todos os números em um intervalo de células. Valores lógicos e texto são ignorados, mesmo quando digitados como argumentos.

=MÉDIA(núm1;núm2;...) - Retorna a média (aritmética) dos argumentos que podem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números.

=CONT.NÚM(núm1;núm2;...) - Conta o número de celular que contêm números e conta os números na lista de argumentos. Use a função CONT.NÚM para obter o número de entradas em um campo de número que esteja em um intervalo ou uma matriz de números.

=MÁXIMO(núm1;núm2; ...) - Retorna o valor máximo de um conjunto de valores. Se usado =MÁXIMO(núm1:núm2; x), irá apresentar o maior entre os números acima do valor x.

=MÍNIMO(núm1;núm2;...) - Retorna o menor número na lista de argumentos. Se usado =MÍNIMO(núm1:núm2; x), irá apresentar o menor entre os números abaixo do valor x.

Outros cálculos simples que não estão na parte de AutoSoma:


Subtração - não existe uma fórmula certinha como a de soma. Neste caso tem que ser feito o básico "=núm1-núm2". Se tiver que fazer em uma coluna inteira pode-se utilizar a soma (desde que os números a serem subtraídos estejam negativos).

=núm1*núm2 - Multiplicação, pode ser feito com mais de dois números.

=núm1/núm2 - Divisão de dois valores. Também é possível utilizar processo de soma entre os números, por exemplo: =(núm1+núm2)/(núm3+núm4).

=QUOCIENTE(numerador;denominador) - Retorna a parte inteira de uma divisão. Use esta função para descartar o resto de uma divisão.

=MULT(A1, A2) - multiplica todos os números especificados como argumentos e retorna o produto. Por exemplo, se as células A1 e A2 contiverem números, você poderá usar a fórmula para multiplicar esses dois números juntos. A mesma operação também pode ser realizada usando o operador matemático de multiplicação (*); por exemplo, =A1 * A2.  A função MULT é útil quando você precisa multiplicar várias células ao mesmo tempo. Por exemplo, a fórmula =MULT(A1:A3, C1:C3) equivale a =A1 * A2 * A3 * C1 * C2 * C3.

CONVERT(núm;de_unidade;para_unidade) - Converte um número de um sistema de medida para outro. Por exemplo, CONVERT pode traduzir uma tabela de distâncias em milhas para uma tabela de distâncias em quilômetros.

FATORIAL(núm) - Retorna o fatorial de um número. O fatorial de um número é igual ao número 1*2*3*...*. Núm  é o número não negativo para o qual você deseja obter o fatorial. Se o número não for um inteiro, ele será truncado.